quarta-feira, 28 de abril de 2010
Hannibal Lecter
Hannibal Lecter é uma célebre personagem de ficção elaborada pelo escritor Thomas Harris, que surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho (1981). As aventuras de Hannibal continuaram, no entanto, em O Silêncio dos Inocentes (1988) e em Hannibal (1999).
Em Dezembro de 2006, sete anos após a publicação de Hannibal, Thomas Harris publica a que é, por agora, o seu último livro: Hannibal Rising (que foi traduzida para português por Hannibal - A Origem do Mal). Nesta obra o autor narra a infância e a juventude deste popular assassino, entre os seus 6 e 20 anos de idade.
Todavia, este assassino novelesco adquire o seu verdadeiro êxito mundial ao ver a sua história adaptada ao cinema, por Jonathan Demme, em O Silêncio dos Inocentes, numa excelente interpretação de Anthony Hopkins (vencedor de um Oscar pela sua actuação).
Os outros livros foram, entretanto, também adaptadas ao cinema, sendo o filme mais recente Hannibal Rising, o qual foi realizado por Peter Webber, tendo estreado a 16 de Março de 2007, sendo que o canibal, logicamente, não foi interpretado por Anthony Hopkins, por uma questão de idade, mas pelo jovem francês Gaspard Ulliel.
História
Nascido na Lituânia, o seu pai era conde e a sua mãe pertencia à alta burguesia italiana. Presumivelmente é descendente dos Sforza e dos Visconti: os Sforza eram uma família de governantes temida pelos seus actos cruéis e os Visconti eram uma importante família, da região de Milão, que possuía a alcunha de "Dragão Antropófago", o que indica que as tendências canibalescas de Hannibal Lecter são uma herança de família.
Aos 6 anos de idade, Lecter passou por vários acontecimentos traumáticos de grande intensidade. Por essa época, a Lituânia sofria a devastação da Segunda Guerra Mundial, devido aos ataques alemães sobre a Rússia.
A família Lecter foi vítima das incursões alemãs pela Lituânia, tendo apenas sobrevivido Hannibal e Mischa (sua irmã) do confronto entre as tropas nazis e o exército russo. Segundo a novela de Thomas Harris, os irmãos tornaram-se cativos dos hiwis (lituanos traidores que ajudavam os nazis) após este episódio. Os hiwis, que se faziam passar por equipas da Cruz Vermelha, instalaram-se na casa de campo da família Lecter para se abrigar de um Inverno rigoroso e, ao ficarem sem alimentos, mataram Mischa e comeram-na (episódio traumático para Hannibal).
Entre 1970 e 1975, Hannibal Lecter adquire o título de Doutor em Psiquiatria no estado de Maryland, EUA.
Em 1975, o Dr. Lecter trabalha como especialista em psiquiatria nos tribunais de Maryland e Virgínia. A primeira vítima de Lecter é Mason Verger, personagem de tendências homossexuais, membro da sua lista de pacientes influentes, que adquire certa amizade com Dr. Lecter. Hannibal, a determinada altura, sugere ao senhor Verger que se autoflagele, provocando graves feridas na face e arrancando partes da mesma. Posteriormente, o Dr. Lecter corta-lhe o pescoço. No entanto, Mason Verger sobrevive ficando tetraplégico e deformado facialmente. Esta personagem é uma das duas vítimas que sobrevivem aos ataques de Lecter.
No papel de ajudante do FBI na elaboração de perfis psicológicos criminais, Lecter trava uma relação de amizade com o Agente Especial William Graham, o qual posteriormente se converterá numa das suas vítimas e a segunda (e última) a sobreviver aos seus ataques. Este facto põe a verdade ao descoberto e, em seguida, Lecter é capturado para ser sentenciado em julgamento, no qual é apresentada uma lista de 9 vítimas comprovadas até esse momento. Hannibal é condenado a nove prisões perpétuas no Hospital Forense da Cidade Independente de Baltimore.
FILMES:
Dragão Vermelho
Durante o período de reclusão de Lecter, William Graham consulta-o para que este desenvolva o perfil psicológico de um assassino, alcunhado pelo jornal sensacionalista National Tattler como "A Fada dos Dentes". Esse assassino, cujo nome real descobririam ser Francis Dolarhyde, chamava a si próprio "Dragão Vermelho", baseando-se na ilustração "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol" de William Blake, visionário e pintor inglês.
Dolarhyde matava famílias inteiras das formas mais sórdidas e, com a participação de Lecter na investigação, estes acabam por entrar em contacto (através de carta). É então que o ex-psiquiatra instiga "Dragão Vermelho" a perseguir o Agente Especial William Graham e a sua família, por forma a se vingar do homem que o colocou na prisão.
O Silêncio dos Inocentes
Clarice Starling é uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar um criminoso psicótico, inteligente e violento, com a intenção de capturar um serial killer que está solto, matando mulheres. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma borboleta tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.
O assassino seqüestra a filha de uma senadora, Ruth Martin e, com isso, todo o aparato policial é mobilizado para sua captura.
Para fazer o perfil psicológico do seqüestrador, Clarice serve-se de um psicopata, Hannibal Lecter, condenado ao corredor da morte e detido há mais de oito anos.
Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam a tensão do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal, consegue engendrar uma espetacular fuga.
O seqüestrador é um homossexual que, insatisfeito com sua forma física, planeja construir para si uma segunda pele feminina, servindo-se das peles de suas vítimas. Sua última vítima era justamente a pequena filha da senadora, que é aprisionada num poço aberto no porão de uma velha casa.
Seguindo as pistas do psiquiatra-canibal, Clarice passa a concentrar suas investigações na primeira vítima do serial-killer: aquela que despertara sua cobiça deveria viver próximo a ele. Com isso, ela descobre a residência atual de um ex-vizinho dessa vítima e, já indo embora, vê uma mariposa exótica voando no interior da residência, indicando ser aquele o verdadeiro homicida. Tem início uma das seqüências mais tensas do cinema, que ocorre na escuridão dos porões da casa do assassino.
O filme encerra, com a cena de Hannibal Lecter livre, nas ruas do Haiti.
Hannibal
Após 10 anos, de O Silêncio dos Inocentes, Lecter é procurado pelo F.B.I. como um dos 10 maiores criminosos, porém sem sucesso.É neste conto que o autor envolve a todos em uma trama a fim de desenrolar a aventura final da personagem Lecter. Uma vítima de Lecter, Manson Verger, uma das duas únicas a sobreviver a um ataque seu , deseja encontra-lo para puni-lo, não pelo ataque, mas por sua rejeição no passado.No entanto a gente especial Clarice Starling recebe ainda cartas de Hannibal, onde o missivista expõe-a ao ridículo, e dando pequenas pistas de seu paradeiro.Mas então Lecter é capturado por capangas de Verger colocando Starling em duvida quanto aos seus sentimentos.A trama acaba com a fuga de Lecter, com a ajuda involuntária de Starling.
Hannibal - A Origem do Mal
Filme de 2007 ("Hannibal Rising") que dá continuidade a série do caníbal Hannibal. Apesar de ser o quarto da série, este filme é cronologicamente o primeiro, pois conta a origem do assassino desde a infância até a sua juventude, quando então a personalidade canibalista e assassina do Dr. Lecter já havia sido forjada. É mostrada a infância do personagem quando viveu com a irmã em um gelido país da Europa, nos últimos dias da II Guerra Mundial. Em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Quando cresce, Hannibal retorna às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança.
Ordem certa dos filmes
Os filmes não foram gravados na ordem certa , tanto que o inicio de tudo ''Hannibal - A Origem do Mal'' foi o ultimo filme a ser lançado (ate agora rs).Então aqui fica ordem certa para quem quer assistir>>
1º Hannibal - A Origem do Mal
2º Dragão Vermelho
3º O Silêncio dos Inocentes
4º Hannibal
Hannibal Lecter um psicopata canibal com um QI altissimo , ele simplesmente é fantastico ,é o melhor vilão que já vi.
Frases do Hannibal Lecter
"As cicatrizes nos ajudam a lembrar que o passado foi real".
"Nem todos dizem o que pensam,
apenas providenciam para que a sua vida não melhore".
"A minha mãe sempre me disse para experimentar coisas novas!”
Frase dita pelo Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), enquanto serve cérebro humano para um garotinho no avião".
"Um pesquisador de censo tentou me testar. Eu comi o fígado dele com feijão preto e um bom chianti".-Hannibal Lecter
Anthony Hopkins é um excelente ator .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito dos comentários. Já vi a origem e agora queria ver o dragao vermelho, mas existem dois, um de 1986 e outro de 2002. É a mesma história? qual é a melhor versao?
ResponderExcluirno filme Hannibal, o psiquiatra Dr.Lecter eh interpretado pelo Anthony Hopkins? e pela sinopse qe li, ele gosta mesmo dessa agente especial? e ela gosta dele?? obs: gostar nao no sentido de amigo, no sentido de algo mais!
ResponderExcluirTô contigo e não abro. Eu amo Hannibal Lecter! Seria a parceira perfeita pra ele.
ResponderExcluirbjuss!
Visitem meu blog http://chegamaispertoemeteste.blogspot.com
ResponderExcluirVc pode gostar das minhas memórias srsrsrsr
simplesmente fascinante ...........sedutor até!
ResponderExcluirMinha cara amiga...Sociopatia lhe atrai?
ResponderExcluirkkk me add no msn,quero compartilhar um pouco
de conhecimento!
serialkiller_89@hotmail.com
"A beleza é superficial...
...Já que vc é oque
...vc come!"
Mactatus Von Bathory.
Adorei os resumos...sou fã dessa dessa seqüencia de filmes.
ResponderExcluir